NOTA OFICIAL DA SPNET

18-02-2011 16:24

Há pouco tempo atrás, acreditava-se que o atual presidente do São Paulo Futebol Clube, Juvenal Juvêncio, conseguiria tranquilamente ser reeleito para o terceiro mandato, algo proibido pelo atual estatuto do clube. Através de manobras políticas e troca de favores, aliadas a uma oposição fraca e sem coesão, nada parecia capaz de impedir o que seria um verdadeiro golpe contra a instituição. O intento do atual mandatário do clube seria uma mancha na história do São Paulo. Uma história que é marcada pela rotatividade no poder e rechaço ao personalismo.

Felizmente, a torcida de maneira geral tem se manifestado contrária à reeleição e a oposição obteve uma importante liminar na justiça para impedir o terceiro mandato de Juvenal Juvêncio. Não obstante, não temos a segurança inequívoca de que o golpe não será concretizado e é lamentável que haja a necessidade de recorrer-se à justiça para impedir algo que o conselho do clube já deveria ter impedido se realmente respeitasse a instituição que representa.

Dada essa situação que inspira confusões quanto ao nosso posicionamento, a SPNet busca, por meio deste editorial, esclarecê-lo de uma vez por todas e reafirmar nossa postura de idoneidade. Não aceitamos nenhuma pressão, seja de quem for, para publicar ou deixar de publicar qualquer coisa que achemos relevante para a torcida tricolor. Não estamos a serviço de ninguém, a não ser do nosso compromisso de zelar pelo São Paulo Futebol Clube da maneira que cremos mais benéfica possível.

Sendo assim, esclarecemos que a SPNet reconhece os méritos da situação e acredita que, por ser mais preparada que a atual oposição, deveria continuar no comando do São Paulo Futebol Clube. Mas, sob nenhuma hipótese, apoiaremos ou faremos vista grossa à tentativa de golpe estatutário perpetrada por Juvenal Juvêncio. Temos a convicção de que o personalismo é um perigo para o clube e ninguém, por mais competente que seja, tem o direito de brincar com as regras dainstituição para se perpetuar no poder.

Esperamos que Juvenal Juvêncio reconsidere e desista da reeleição. Se realmente sair candidato, mesmo acreditando que a situação deveria continuar no poder, não o apoiaremos e lamentaremos a mancha que ficará na história do clube. Não podemos nos pretender exemplo no futebol brasileiro se seguirmos o caminho de tantos maus exemplos.

No ano em que a SPNet completa 15 anos, nossa postura não poderia ser diferente. Não custa lembrar que somos o primeiro site do São Paulo na Internet, criado muitos anos antes da instituição sequer pensar em ter um site oficial. Mesmo, em todo esse tempo, sendo praticamente ignorados pelo clube - que nunca reconheceu, apoiou ou deu o devido valor ao trabalho voluntário realizado por dezenas de sãopaulinos das mais diversas classes que por esse site passaram e ainda continuam trabalhando - não deixamos e não iremos deixar nossos valores de lado.

A SPNet é pelo São Paulo e para o São Paulo. Portanto, manteremos nosso espaço aberto aos dois lados políticos como temos feito até agora. E como sãopaulinos que somos, nos posicionaremos da maneira que acharmos melhor e sempre no momento oportuno, sem nos deixar levar por ondas de movimentos, por mais legítimos que estes sejam, ou por pressões de quem quer que seja. 

Artur Couto – Sócio SPFC 4268 

Ricardo Shiro 

Equipe SPNet (HTTP://www.saopaulofc.com.br) 

Voltar

Procurar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.