MANTER O FOCO

18-04-2011 07:25

 “Foi bonita a festa, pá,

Fiquei contente...”

Os versos do jovem Chico exprimem meu sentimento de ontem à noite.

Festa linda para Luis Fabiano, no nível de Real Madrid, nível de primeiro mundo, que é o que o São Paulo foi durante anos e depois de derrapar perdeu um pouco. Parece que está voltando, a julgar pelo que vimos ontem.

Festa linda em Barueri, para o 100º gol do capitão, festa que continuou ontem, merecida, justa, maravilhosa, única.

Festa e parabéns para essa maravilhosa torcida, com dezenas de milhares de torcedores indo ao Morumbi numa tarde de terça-feira comum, adentrando a noite, apenas para ver e celebrar seus ídolos.

Parabéns ao Presidente Juvenal Juvêncio pela contratação de Luis Fabiano.

Agora, porém, mais que nunca precisamos manter o foco em nossas ações, em nossas propostas, em nossos discursos. E o foco é o mesmo de sempre: o respeito ao Estatuto, ao seu espírito legítimo.

Parece-me que o presidente está dando uma guinada em suas ações. Aparentemente, perdeu a obsessão por fazer do Morumbi o estádio da Copa. Ainda bem, embora com grande atraso, já no final de seu mandato. De qualquer forma, Juvenal Juvêncio está presente na história do São Paulo como um dos grandes presidentes.

Agora é hora de mostrar grandeza, de fato.

Grandeza moral, grandeza ética e também grandeza política.

Respeitando a tradição do São Paulo FC, respeitando o espírito de nosso documento maior, nossa constituição, o Estatuto Social, respeitando o legado ético construído no desenrolar de nossa rica história, deveria o Presidente Juvenal mandar tirar as ações judiciais que tentam validar o que não é validável e anunciar que não irá concorrer ao terceiro mandato seguido.

Com esse gesto de grandeza política, ao renunciar ele ficaria ainda mais forte do que já é, mas com uma diferença: a legitimidade.

Nem vou discutir o episódio da contratação de nosso Fabuloso agora. Fontes mais que seguras afirmam que ela poderia ter sido feita antes, bem antes, talvez até com gasto menor e, provavelmente, com ganho maior do que tivemos nesse período recente. Fica aqui o registro, somente.

A festa foi mesmo bonita, fiquei muito contente e radiante de felicidade e orgulho eu ficarei se o Presidente do meu clube renunciar à possibilidade, digo, à certeza de mais um mandato para honrar, preservar e fortalecer o que é fundamental para qualquer sociedade e para nosso país: a ética, o respeito às instituições, o respeito às leis.

 

Aliás, detestei, por um lado, a decisão do Supremo validando a eleição de parlamentares com fichas sujas. Fiquei aborrecido, triste, revoltado até.

Fiquei orgulhoso, por outro lado, porque o Supremo não cedeu à tarefa mais fácil e glamorosa que seria manter o afastamento desses parlamentares de fichas sujas: respeitou a lei, respeitou o espírito da lei, respeitou a justiça.

Assim se constroi uma nação.

Assim se constroi um clube ainda maior.

Por: Emerson Gonçalves

 

https://colunas.globoesporte.com/olharcronicoesportivo/

https://www.umolharcronico.blogspot.com/ 

Voltar

Procurar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.